qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

Foto: Cedida

 

O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário.
A primeira rodada de reuniões técnicas ocorreu na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre e contou com a presença do vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, o economista-chefe da federação, Antonio da Luz, Luís Fernando Cavalheiro Pires e representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG).
Hamm destacou a necessidade de agilizar a busca de contribuições para o relatório e criar um canal de negociação com o governo federal para a elaboração de um relatório que dê dignidade e solução aos agricultores gaúchos.
O vice-presidente da Farsul ressaltou a importância da relatoria de Hamm, reconhecendo-o como um parlamentar alinhado aos interesses do agronegócio. A Farsul manifestou apoio integral tanto ao PL 5122/2023, quanto à proposta de securitização do senador Luís Carlos Heinze, em tramitação no Senado.
Antonio da Luz, economista-chefe da Farsul, reforçou a urgência da matéria. “O campo tem pressa e as contas estão vencendo. Os relatórios precisam andar de maneira rápida e vamos dedicar integralmente nosso tempo para ajudar a concluir o relatório da forma mais rápida e correta possível, para que seja colocado em votação e traga a securitização”, salienta.
MOBILIZAÇÃO ESTADUAL
Ainda na segunda-feira, o endividamento dos produtores rurais e queda na arrecadação dos municípios foram assuntos tratados na mobilização estadual organizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que tem como presidente Adriane Perin de Oliveira. O deputado Afonso Hamm participou do ato que contou com a presença de lideranças estaduais, municipais e do agro.
Hamm comenta que na terça-feira (17) estará em Brasília para uma reunião com a consultoria legislativa, buscando subsídios para a construção do relatório, que pretende apresentar nos próximos dias, inserindo as informações que está recebendo do setor.
Ainda sobre o mesmo assunto, o parlamentar também é autor de um requerimento que convoca o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para audiência na Comissão da Agricultura. A reunião ficou definida para o dia 2 de julho, na Câmara dos Deputados e também terá a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

 

Atenciosamente, jornalista Márcia Marinho – assessora do deputado Afonso Hamm

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já